O ‘liga-e-desliga’ dentro de nós


O grande problema da vida é que não nos sentimos aptos a sentir, como se não tivéssemos a capacidade para tal. Nós não sentimos o nascer do sol. Não sentimos ele se pôr. Não sentimos a lua, exceto quando ela está longe. Não sentimos o mar, exceto quando as ondas não batem na costa. Fingimos que sentimos de tudo, mas a maior parte do tempo não passa de encenação. Encenação pura e barata – uma história que contamos para nós mesmos.

Mas nós sentimos, o tempo todo. Só não estamos olhando diretamente para o que sentimos, pois somos covardes demais, corajosos demais, velhos demais, novos demais. Nós sentimos os demônios que nos rodeiam, os fantasmas do passado, o fogo da nossa alma que quer mais enquanto entramos em uma rotina que não nos permite sonhar. Sim, sentimos nosso talento morrendo, assim como nossos sonhos – pois nós os estamos matando, enquanto arrumamos mais uma de nossas desculpas esfarrapadas.

Olhamos para o relógio constantemente, como se significasse alguma coisa – como se o relógio pudesse fazer com que sentíssemos algo, enquanto ele tão somente pode nos fazer sentirmos impotentes. Podemos sentir o tempo e, no entanto, parecemo inaptos: nunca sentimos o agora, somente o medo do futuro e o arrependimento do passado. Nunca o presente, como se tivéssemos assinado um contrato para que nunca pudéssemos viver no presente – e como se os contratos que assinamos ao longo da vida significassem alguma coisa.

Olhamos para a vida, como se ela significasse algo. Mas ela não significa! Não do jeito que olhamos para ela. A vida somente pode ser vivida quando olhamos para o agora, como ele realmente é, sem nos importarmos com o passado ou o futuro. Tudo o que sei é que há esses raros momentos na vida em que realmente nos desprendemos de nós mesmos.

Aí sim, nos sentimos merecedores, do simples ‘sentir’.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s