‘Desnudar a alma feminina’ é uma falácia

Existe essa epidemia toda hoje de ‘desnudar a alma feminina‘ com um ensaio sensual ou com uma poesia menos interessante do que um rótulo de shampoo que você lê no banho. Há todo um exército concentrado em distribuir por aí um material bobinho que propõe conhecer a ‘alma feminina’. Bem, eu estive tentando entender as mulheres e conhecer seus espíritos durante toda a minha vida. Posso dizer que estou mais confuso hoje do que quando comecei a conhecê-las. É uma jornada de espinhos, – não há como conhecer na totalidade a alma de sequer uma mulher, quanto mais ir ao encontro da ideia de que a alma feminina é uma espécie de ‘consciência coletiva’, como se todas fossem e agissem do mesmo jeito.

As pessoas sequer conseguem entender na plenitude suas próprias almas, anseios e sua materialização física e espiritual nesse mundo. Mesmo assim, quando se trata dessa ‘alma feminina’ sob a qual as pessoas escrevem, compõem, desenham e fotografam surgem diversos especialistas. É como se houvesse uma seita de pessoas capazes de enxergar todas as almas de todas as mulheres do mundo, guardando-as em um potinho por ter algum tipo de percepção esquizofrênica. Nunca confie neles.

Admito que pensei bastante sobre mim enquanto confrontava essa ideia. Desde que comecei a escrever, há mais de dez anos, eu escrevo sobre as mulheres. Quero dizer, não há nada mais fascinante no mundo do que tentar entendê-las, mesmo que a gente quase nunca consiga. Me senti orgulhoso por nunca ter pensado por nenhum momento que sou uma espécie de descobridor da ‘alma feminina’. Pelo contrário: Quanto mais conheço as mulheres, menos sou fã de toda essa ideia de ‘desnudar a alma feminina’.

E bem… Eu vejo todos esses caras falando sobre isso! Eles acreditam ser seres iluminados, os quais encontram essa tarefa divina. Não há homem algum no mundo capaz de ‘desnudar a alma feminina’. Nem de uma mulher, tampouco de todas elas. Se possível, essa tarefa passa justamente pelas mulheres, nunca pela gente. Só podemos conhecer a alma feminina quando elas nos permitem e precisamos de muita sorte e muito esforço para realmente conseguirmos absorver algo delas, mas nunca, em hipótese alguma, seremos capazes de desnudar suas almas. Não conseguimos fazer isso nem mesmo com as nossas próprias.

Todo esse charlatanismo acaba se tornando uma coisa bastante entediante. Eu não aguento mais ver esses caras, todos com o mesmo perfil, todos agindo da mesma forma e usando as mesmas roupas, dizendo que tem uma sensibilidade absurda só pra tentar comer alguém. Confia em mim: quando você encontrar um homem que diz saber ‘desnudar a alma feminina’, ele não faz a menor ideia do que está falando e sabe muito bem que ele nada conhece da alma feminina.

Esses caras não estão tentando desnudar a alma feminina, eles só estão tentando tirar a maior quantidade de calcinhas possível. Consegue entender o que eles realmente querem desnudar? 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s