A depressão é engraçada, né?

A depressão é um treco engraçado, não é? A pessoa tá ali, tranquila e sem nenhum problema na vida… E do nada ela vem, aperta teu peito e lança teu coração em um triturador. Arranca teus pés e tuas mãos e os joga no incinerador. E você vira um nada. Grita, grita, mas ninguém consegue ouvir – mesmo quando saem sons do que restou da tua boca. Daí você pensa que ela só veio pra passear, mas ela gruda nas suas costas como um fantasma – e você percebe, enfim, que ela está no controle naquele momento.

Mas a depressão é um troço engraçado mesmo, né? Todo mundo vem te dar as fórmulas exatas de como resolver: “Você precisa sair mais”, “Já tentou pensar sobre outra coisa?”, “Bebe que passa”, “Isso é frescura, sacode a poeira e vai”. E daí você fica ouvindo aquelas coisas todas – e mesmo sabendo o quão errado tudo aquilo que você ouve está, você não consegue fazer com que entre por um ouvido e saia pelo outro. Engraçado, né? Você não consegue que nada entre por um ouvido e saia pelo outro. Você também não consegue ver algo e simplesmente ignorar. Ou lembrar de algo sem sentir uma dor dez vezes mais forte do que já sentiu na vida.

Calma, calma. Esse texto deveria ser sobre como a depressão é engraçada.

Deixa eu tentar de novo.

A depressão é um negócio engraçado, não é? Você por vezes não consegue respirar e o simples ato de ir até a cozinha pegar um copo d’água vira uma tarefa árdua para a qual você não está pronto. E daí você pensa se vale a pena tomar água de novo, pensa nas facas que também estão na cozinha seduzindo o que restou do seu psicológico, pensa em simplesmente sair e se jogar embaixo de um ônibus ou em se atirar do alto de um prédio abandonado. Mas quem vai limpar essa bagunça? Suicídio é uma bagunça, né? Daí você pensa que não quer dar mais trabalho para as pessoas – e você nem deu tanto trabalho assim.

Mas sim, a depressão é um negócio engraçado! Pensa só: Você vai dormir depois de uns quatro ou cinco dias em claro, com sua cabeça sem funcionar mais e uma pequena vozinha dentro de você diz que “amanhã vai ser melhor”. Sim, acende aquela maravilhosa luz no fim do túnel. No outro dia você acorda e olha para o lado e ela ainda está lá como quem diz “fique tranquilo, eu vim pra ficar”. E você vai escovar os dentes e ela está lá agarrada nas suas costas. Você sai de casa e tenta voltar a levar a sua vida com aquela delirante sensação de que aquilo nunca irá passar. Se culpa por ela, mesmo você nunca tenha pedido ou feito nada para merecê-la. Pensa sobre o fato de que todo mundo está te olhando, mas ninguém te vê realmente – ninguém lê nas entrelinhas, né? Por mais claro que você deixe e por mais que você tente falar a respeito, simplesmente foge da compreensão de todo mundo.

Mas tá tudo bem. O importante é que você lembre que a depressão é algo engraçado: a comida não tem mais gosto e nada que você bebe lhe agrada. Todas as músicas e filmes ficam tristes e você não consegue nem ao menos ler seu livro predileto. É um sarro! Tudo fica cinza, mesmo nos dias de sol. A felicidade vai ficando mais distante, assim como aquilo que havia dentro de você… Aquela coisa que tinha dentro de você! Você sabe do que eu estou falando! Como se chama? Como se chama mesmo? Era autoestima, amor próprio ou simplesmente força de vontade? As pessoas dizem por aí que você só precisa tentar mais.

Mas vai por mim… Tirando essas coisas todas… A depressão é engraçada, sim! Pode confiar em mim.

Anúncios

Um comentário

  1. Amei seu texto! Já me senti assim tantas vezes. E sempre surge aquela vozinha que diz “amanhã vai ser melhor” ou “tudo vai ficar bem”, mas a voz nem sempre é minha e o dia seguinte nem sempre posso controlar. Engraçado como tudo está dentro de você, mas você não manda em nada. Ou manda bem pouco. Mas fazer o que, né? Amanhã será bem melhor.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s