Existe uma mensagem secreta em cada um de teus fracassos

Não importa quanto êxito você teve nas suas ações, projetos e atitudes… Cedo ou tarde, você vai falhar – e vai falhar feio. O fracasso age de modo misterioso dentro da gente, faz com que tenhamos descrédito de nós mesmos, que deixemos de nos prestigiar, que voltemos a pensar aquele velho “Que diabos estou fazendo com minha vida?”. Não há como evitá-lo (ao menos não pra sempre) e também não dá para fugir dele quando sua chegada é iminente.

A grande questão é que toda vez que você fracassa, a vida está tentando lhe dizer algo. Ela sussurra uma mensagem secreta em seus ouvidos, enviada especialmente para você. Mas você não consegue ouvi-la, pois está muito ocupado desconfiando de tudo sobre si mesmo e sobre a própria vida. Para que você possa ouvir essa mensagem, o primeiro passo é parar de se martirizar (ficar se arrependendo dos erros cometidos não vai fazer com que eles desapareçam) e encarar verdadeiramente o fracasso. Obviamente, não é uma das tarefas mais fáceis. O fracasso dilacera teu coração, envolvendo-o em arame farpado – é por isso que é tão difícil olhar diretamente para ele.

Você precisará tomar alguma coragem. Sua mente tentará a todo custo fazer com que você olhe para outra coisa, insistindo para que o fracasso se torne uma companhia quase tolerável, enquanto você continua perdido entre um pensamento e outro. Quando você conseguir olhar diretamente para o teu fracasso, com os olhos bem abertos e com a mente no lugar, você vai cansar de falar sobre ele. Dispensará todos os conselhos e remorsos e simplesmente dirá: “Ei, você não é tão assustador assim”.

E o fracasso realmente não é o monstro que todos imaginam ser. É como a morte: tememos a morte por toda a vida, por mais que saibamos que ela é um acontecimento natural e inevitável. O mesmo vale para o fracasso: idealizamos um monstro para terceirizarmos a culpa pelas nossas falhas. E depois dizemos: “Veja bem, eu fracassei… Mas não foi por culpa minha… Foi esse grande monstro chamado fracasso”.

Não há um monstro gigante e não pode haver um fantasma feito de fracasso. Tudo o que há é o próprio fracasso, simples e fácil de se enxergar. Quando você permite que o fracasso se apresente como aquele grande monstro que as pessoas imaginam, ele acaba tomando uma maior proporção do que se você simplesmente o examiná-lo como algo inevitável e natural. Você precisa fracassar: isso molda caráter, te torna mais forte, mais tolerante, mais cuidadoso. O fracasso é sim, um dos grandes atalhos para o sucesso.

Dê um passo para trás, olhe o fracasso como ele realmente é. Olhe para ele (REALMENTE OLHE PARA ELE!). Verá que ele não tem presas ou grandes chifres ou um corpo coberto por espinhas. Repare que ele não espuma pela boca. Ele é só um bichinho inofensivo que você sempre deu mais importância do que ele merece.

Tendo dado esse passo para trás, pegue esse bichinho inofensivo chamado fracasso no colo. Examine-o! Não se arrependa por ele, nem por você tê-lo criado. O fracasso é o elo para que você ouça a mensagem. Presencie-o, toque-o, veja-o como ele realmente é. E não há nada de errado em pensar no que você poderia ter feito para evitá-lo, desde que você saiba que não terá uma máquina do tempo para evitar cometer os erros que você cometeu. Pense sobre o que você faria agora, com a experiência que veio do fracasso, diante das mesmas situações. Aceite o fracasso e não tente travar uma batalha com ele.

Essa mensagem secreta que está escondida em seu fracasso é especial pra você – ela tem um sentido que só vale pra você. Uma vez que você siga esses passos, que você verdadeiramente aceite o fracasso como algo que simplesmente ocorreu e não como uma tragédia grega, a mensagem ainda estará lá e você finalmente conseguirá ouvir a vida sussurrando em seus ouvidos. Esse é o momento derradeiro: você pode escolher ouvir a mensagem e absorvê-la ou ignorá-la e seguir em frente. A maior parte das pessoas, mesmo quando a mensagem se apresenta, preferem não ouvi-la. Elas simplesmente desistem… Por vezes tentam fazer outra coisa, por vezes deixam apenas que a vida lhes leve.

E agora você sabe! Sabe que há uma mensagem escondida em cada fracasso! Basta agora optar por ouvi-la ou não.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s