Como obter o domínio sobre si mesmo?

A tarefa mais árdua que tu terás durante toda tua vida será dominar a ti mesmo. A vida tentará de todas as formas te distrair do teu objetivo, fará com que você olhe para outras coisas, outras pessoas, que pense sobre o tudo e o nada ao mesmo tempo. Tudo o que existe é uma distração para que você fuja da única coisa que realmente importa: você precisa dominar a si próprio.

Todas as suas células são feitas de caos pois foi com o caos que tu as alimentastes. Todo dia em que você perde o controle sobre si mesmo e sobre suas faculdades, você perde um dia – e a maior parte das pessoas passam a vida toda sem tentar dominar a si próprias e, logo, acabam sem viver um dia sequer.

Dominar a si mesmo é diferente de dominar as coisas que te cercam. Você só domina a si mesmo quando você percebe que não pode controlar o mundo ao teu redor. E daí você percebe que o verdadeiro domínio interior é a abdicação do controle do mundo exterior. As pessoas que te cercam tem sua própria missão. A chuva caí, o sol nasce, alguém atravessa fora da faixa e BAM! Você não terá (e nem deveria ter) controle sobre nada disso.

O autocontrole também não significa que você irá dominar completamente seus sentimentos: eles são indomáveis! Dominar a si próprio significa que você saberá administrar teus sentimentos e emoções. Você não irá se autodestruir quando se deparar com imprevistos. Se fosse possível controlar 100% seus sentimentos, a própria existência perderia o sentido. Controlando a si mesmo, seus sentimentos passam a ser analisados de outra forma: eles se revelam como algo divertido, uma expressão do teu próprio ‘eu’.

E por onde começar?

Bem, eu não sou teu guru. Você acha mesmo que eu já aprendi como dominar a mim mesmo? Acha que eu conheço tanto assim meu próprio eu que ele está sobre meu controle? Estou um pouco mais perto de me dominar do que estive ontem e ainda um pouco mais do que estive no anteontem. Mesmo assim, estou tão longe do autodomínio que eu só consigo vê-lo em um horizonte tão distante.

O tempo é só mais um pensamento, mas ele se tornará enlouquecedor se você não buscar se dominar. Aproveite teu próprio tempo para buscar o seu domínio, o seu centro, o seu coração. Tudo está dentro de ti, em um terreno ainda não desbravado, completamente inexplorado. Dê o primeiro passo para dentro de ti. Conheça o modo através do qual tu funciona e passe a se dominar, fio de cabelo por fio de cabelo, célula por célula. Aí, um dia tu te conhecerás no teu íntimo e não faltarão surpresas à tua frente.

Conte com isso.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s