Não se sinta mal em fazer o que é melhor pra você

Crescemos com todo mundo nos dizendo que deveríamos colocar nossas próprias necessidades em segundo plano, priorizando as necessidades dos outros. Qualquer coisa que não seja colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar é considerada uma forma de egoísmo. Mas é egoísmo aprender a se cuidar, aprender a servir aos próprios instintos?

Eu passei uma boa parte de minha vida colocando as necessidades do outros na frente das minhas. Deixei de fazer muita coisa que queria por causa dos outros. Até que um dia eu cansei e decidi fazer o que era melhor pra mim. Isso não significou o completo desprezo pelas necessidades dos outros. Pelo contrário: tenho sido mais atencioso com as necessidades dos outros desde que coloquei-me em primeiro lugar.

O que mudou foi que eu enfim decidi parar de me sentir mal por fazer o que é melhor para mim, parei de me sentir culpado pelo fato de que ao atender meus próprios interesses, por vezes eu decepcionaria as pessoas. É inevitável decepcionar as pessoas nessa vida. Você vai decepcionar elas de um jeito ou de outro.

Ficar se sentindo culpado por colocar a si mesmo em primeiro lugar não vai lhe levar a lugar algum. Você recebeu o mais valioso dos presentes: a vida. Não importa o que a vida tem feito com você, ela ainda vale a pena ser vivida. Mas você só será capaz de vivê-la caso consiga colocar-se em primeiro lugar (e eu digo colocar-se verdadeiramente em primeiro lugar).

Eu não estou lhe dizendo para se tornar uma pessoa egoísta, nada disso. Precisamos de menos egoísmo no mundo. Não estou dizendo para você fazer como os egoístas e achar que o mundo gira ao seu redor, mas sim compreender que a pessoa mais importante da sua vida sempre será você. E é assim que deveria ser.

Ajude o próximo sempre que puder, não entre em um modo insano de atender a interesses que podem ferir os outros, mas também não deixe de lhe fazer bem por causa deles. Aprenda a medir as situações e apenas saiba que se você não fizer por você, ninguém fará. É perfeitamente normal tentar fazer o bem pra você. Não deixe de fazer o bem para você, nem para os outros. Mas quando precisar se colocar em primeiro lugar, lembre-se: isso não é egoísmo, é a valorização do maior presente que você já recebeu.

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s