Eis os motivos pelos quais deveríamos chorar mais

Todos nós deveríamos chorar mais! É verdade! E nesse texto eu vou lhe explicar o motivo! Acontece que por acaso, chorar na verdade serve a um propósito. Somente uma pequena parcela de nós, entretanto, sabe que chorar pode fazer com que nos sintamos melhor. No fundo, nós condenamos o choro, enxugamos as nossas lágrimas e desejamos que as pessoas façam o mesmo com as delas. Desde pequenos, os meninos são ensinados que ‘homem não chora’.

Chorar se torna um motivo de vergonha, por algum motivo, e é por isso que tentamos esconder nossas lágrimas. Talvez porque o choro representa que somos frágeis, vulneráveis. O choro revela que não somos as pessoas mais fortes do mundo, que não somos indestrutíveis. Por algum motivo, todo mundo evita chorar quando tem vontade.

Estive aqui pensando e não me lembro da última vez que chorei. Creio que foi algo relacionado com a morte de uma pessoa próxima. Mas eu tive vontade de chorar desde então, mas segurei minhas lágrimas. Não as escondo apenas dos outros, mas as escondo de mim mesmo. Quando eu estou prestes a chorar eu realmente repito na minha mente “Qual é? Não é o fim do mundo! Não vai chorar agora. Você aguenta!!”.

Talvez precisamos repensar sobre o lugar das lágrimas na nossa cultura. Chorar acaba fazendo com que nos sintamos melhores ao aliviar o estresse. As lágrimas (em especial as emocionais) contém o hormônio do estresse (cosrtisol), prolactina e o hormônio adrenocorticotrófico. Então, quando choramos, nós estamos literalmente removendo estresse de nossos corpos, reduzindo o nível dos nossos hormônios relacionados ao estresse.

Além disso, chorar aumenta o nível do neurotransmissor Leu-encefalina em nosso cérebro. Basicamente, é uma química cerebral que se conecta aos receptores opióides, agindo como uma espécie de analgésico natural. É por isso que você se sente melhor depois de um choro bem dado, mais calmo, talvez até entorpecido. O seu corpo produziu um analgésico que interfere e alivia sua dor.

Então você deveria chorar mais!

Todos nós deveríamos!

É algo natural, tão natural quanto qualquer outra função corporal. Esqueça essa baboseira cultural que lhe diz que você deve esconder suas lágrimas. Quando precisar, chore! Talvez sua vida dependa disso! Certamente a sua felicidade depende! Até mesmo os bebês entendem isso! Talvez seja a nossa vez de chorar um pouco.

As informações aqui apresentadas foram retiradas da pesquisa de Molly Carter.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s