#MenosPapelMaisLivros: os livros digitais e o futuro da literatura

É fato: todo leitor tem um ‘fetiche’ com os livros impressos. Gostamos do cheiro de livro novo, do cheiro de livro usado, de passar os dedos pelas páginas, gostamos de tocar a capa, observar os detalhes. Gostamos de armazenar os exemplares em nossas estantes e de carregarmos nossos livros no ônibus e nos parques.

Essa ‘quase obsessão’ com os livros impressos é o grande obstáculo para os livros digitais e para o conceito de ‘leitura sustentável’. Os e-readers (leitores digitais) são uma excelente opção para que sejamos mais sustentáveis com o consumo e com a produção de livros: o Kindle, da Amazon, por exemplo, simula as páginas de um livro impresso e torna a experiência com os livros digitais bem mais prazerosa. Aliás, eu escrevi mais sobre o Kindle aqui, para quem estiver pensando em comprar um. 

A grande tendência para o futuro é a popularização dos livros digitais, o que já vem acontecendo em uma boa parcela dos países desenvolvidos. Os livros digitais são mais baratos e os aparelhos produzem um menor impacto ambiental do que a produção em massa de livros, além de ser muito mais fácil a publicação dos autores nessas plataformas.

É claro, trata-se de um processo de transição! Precisamos romper com o apego aos livros impressos para essa nova realidade, por mais que possamos sentir falta de passar os dedos pelas folhas de papel. Uma coisa que eu tenho praticado é o seguinte: consumo os livros digitais e compro apenas aqueles que considero como ‘indispensáveis’ na minha estante. Já é um bom começo, não é?

Fiz essa postagem para pedir para que vocês deem uma chance aos livros digitais! Você pode levar milhares de livros em dispositivos que realmente cabem no seu bolso e até mesmo nos celulares, com aplicativos que simulam a experiência da leitura do livro impresso. Sim, o mundo está mudando e precisamos repensar nossos hábitos de consumo. Romper com o preconceito com os livros digitais foi uma das melhores coisas que já fiz! Que tal tentar também?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s