Não importa como você se sente: você é responsável pelos teus atos

Li uma frase do Dalai Lama hoje que dizia: “Você é a primeira vítima da sua raiva“. Precisei pensar sobre ela, pra verdadeiramente compreendê-la. A raiva é uma emoção comum, não é? Podemos nos controlar o quanto quisermos, mas em algum momento ela é inevitável. Alguém faz algo com a gente ou simplesmente a vida fica insuportável por fatos que estão além do nosso controle.

Mas não é pelo fato de que não podemos fugir de nossa raiva que temos uma ‘carta branca’ para fazermos o que bem entendemos. Você é a primeira vítima da sua raiva, mas não a única. Como você age quando está com raiva? Você faz mal apenas a si mesmo? Ou desconta nos outros? E quando você sente medo, insegurança? O que você faz?

Cheguei à conclusão de que não importa como a gente se sente, nós sempre seremos responsáveis pelas nossas próprias ações. Não importa se alguém nos fez sofrer. A responsabilidade por tudo aquilo que você faz ou deixa de fazer nos maus momentos é toda sua!

O grande truque é aprender a não terceirizar a sua responsabilidade. O outro nunca será culpado pelo que você faz e tampouco pelo jeito como você se sente.

“Ahh, mas ela me decepcionou tanto e eu simplesmente agi sem pensar, é culpa dela”. Não, não é. A ‘culpa’ é sua. Você foi tomado pela raiva e ainda sem pensar deve assumir a responsabilidade pelos teus atos.

Você é a primeira vítima de sua raiva, de seu medo, de sua insegurança, de seu ódio, de seu temor, de sua decepção, de seu descontentamento. Essas emoções estão lhe dizendo alguma coisa e você deveria mergulhar nelas. Não deixe de sentir! Mas leve essa lição para sua vida: não importa o quão mal você se sinta, o que você faz com essas emoções é a tua responsabilidade. Você é a primeira vítima de si mesmo. Não permita que existam outras.

Leia também: “Não sou eu, é você”: sobre não terceirizar responsabilidades
Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s