Takotsubo [蛸壷]: o polvo e a síndrome japonesa do coração partido

“Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo”. Pitágoras

Eu acabei de ler algo muito interessante e resolvi compartilhar com vocês. Você já ouviu falar em Takotsubo? Provavelmente não! Talvez você a conheça como ‘síndrome do coração partido’, sendo basicamente uma miocardiopatia que traz impactos em nosso corpo físico após um grande estresse emocional. Takotsubo está associada a experiências traumáticas como a perda de um grande amor ou a morte de alguém que você ama, provocando grande ansiedade e enfraquecimento emocional. E o que chama a atenção sobre Takotsubo é que ela não provoca apenas danos psicológicos e emocionais, mas danos físicos em nossos corpos.

Takotsubo [蛸壷] tem esse nome devido a uma armadilha utilizada pelos japoneses para capturarem o polvo [蛸], armadilha bastante parecida com um pote [壷]. É a doença do Polvo no Pote, basicamente! E a representação esquematizada da miocardiopatia dessa condição realmente lembra o polvo sendo capturado pela armadilha, com o coração se expandindo de forma a nos impedir de sairmos do pote:

Isso retrata como o ser humano é complexo em sua totalidade. Nosso coração é um polvo, perambulando pelos oceanos. E de repente, ele cai em uma armadilha. E não consegue sair de lá! Algumas pessoas defendem que o que acontece em nosso emocional não afeta o nosso físico. Takotsubo é a prova contrária disso! Nunca sabemos quando iremos encontrar…

Uma armadilha! Não estamos preparados para lidar com tudo. Acima de tudo: nosso coração não está preparado para lidar com tudo. E ele pode ser impactado de tal forma que você literalmente precise ir a um cardiologista. E ele irá lhe diagnosticar e lhe informar que não existe uma “cura” para Takotsubo. E de fato, não há: o músculo cardíaco começa a se recuperar sozinho após algumas semanas.

É isso mesmo… Nosso coração acaba se ‘curando’ sozinho. Não existe uma cirurgia que pode deixar seu coração do mesmo jeito que ele se encontrava antes. Somente o tempo pode fazer isso!

Quando você se deparar com uma situação traumática e sentir que seu coração realmente está apertado, saiba que não é coisa da sua cabeça. Você provavelmente não está com Takotsubo (já que se estima que apenas 3% da população mundial e 2% dos japoneses são afetados), mas seu coração pode estar (e provavelmente está) lhe dizendo alguma coisa! Tudo o que acontece do lado de fora acaba provocando as coisas do lado de dentro. Lembre-se disso sempre!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s