Você é imperfeito (a) e não tem nada de errado nisso

Deixe eu te contar um segredinho: sabe naqueles dias em que você se sente um verdadeiro lixo e olha para aquela pessoa ‘perfeita’? Um conhecido seu, de dentes brancos, com casa, carro, um emprego legal e roupas da moda. E você pensa “Puxa, eu realmente queria ser assim também… Perfeito”. Essa pessoa não é tão perfeita assim. Aliás, ela deve ser o mais imperfeita o possível, bem mais do que eu poderia descrever aqui.

Todos estamos tentando disfarçar nossas imperfeições. É por isso que existe uma indústria bastante lucrativa na cirurgia plástica. É por isso que existem músicas que falam sobre o sofrimento e sobre o ‘não se encaixar’ que as pessoas ouvem sozinhas, trancadas nos seus quartos com seus fones de ouvido, com medo de que alguém as ouça.

Quando alguém tenta esconder o fato de que é imperfeito, a pessoa não está tentando te enganar. E ela nem mesmo está tentando enganar a si mesma. Ela só está tentando de alguma forma, parecer um pouco mais forte do que ela é. Ela provavelmente pareceria bem mais forte se ela deixasse de esconder suas imperfeições, não é mesmo? Mas quem não quer ser perfeito? Todos nós, de uma forma ou de outra, buscamos a perfeição. E estamos tão longe dela quanto poderíamos estar.

E se  ela mostrasse suas imperfeições, provavelmente estaria tudo bem. As nossas imperfeições costumam significar muito mais para nós próprios do que para os outros. Quando você nota que alguém não é perfeito, você simplesmente pensa consigo mesmo: “Ninguém é perfeito, né?”. Você talvez apenas não esteja pronto para admitir que você é tão imperfeito quanto poderia ser.

A abdicação da perfeição é um processo complicado. A gente começa a mostrar uma ou outra imperfeição e se sente bem com isso. Então a gente pensa: “Caramba, que coisa legal. Eu não sou perfeito e está tudo bem”. Sim, está tudo bem, pois ninguém é perfeito de verdade. Nem o seu ator predileto ou cantora favorita. E eles também buscam a perfeição. O que sabemos até  então é que o mais próximo da perfeição que podemos chegar é admitir nossas imperfeições.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s